Quem sou eu

O canil Municipal de Jaguarão, foi inaugurado em agosto de 2011. Esta localizado na rua Professor Diamantino Chaves 242, bairro Bela vista e tem capacidade para cerca de 180 animais. A administração do canil é realizada através de um convênio da Prefeitura de Jaguarão, que repassa mensalmente verbas para a Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis(APASFA) para a manutenção dos animais. O horário de funcionamento do local é das 07:30hs até 11:30 e das 13:00 às 19hs. Interessados em adotar um animal podem dirigir-se ao local nesses horários ou entrar em contato através do e-mail canilmunicipaljaguarao@gmail.com Lembramos que o local serve como lar de passagem para animais em situação de perigo ou que estejam causando risco à população.NÃO SERVE COMO DEPÓSITO DE ANIMAIS!

16 de novembro de 2011

Posse Responsável

O que é ter responsabilidade por posse de uma animal?Além de gostar de um pet, é necessário observar se a família possui estruturas físicas e psicológicas para receber um novo integrante na família. É ter ciência que eles precisam de espaço físico para brincar, é sabem que eles crescem, roem móveis achando que são brinquedos, que precisam ser ensinados a fazer suas necessidades fisiológicas no lugar certo e que os donos precisam ter paciência até eles aprenderem. Posse responsável é os donos proporcionarem tempo para dedicar-lhes alguma atenção, tanto para brincadeiras como para passeios para desestressá-los. É ter condições financeiras para tratá-los quando precisarem  de algum atendimento médico veterinário, saber que eles precisam de vacinas, vermífugos e algum medicamento  caso venham a adoecer durante a vida deles.
Mas eles sabem agradecer todo esse carinho dedicado. Somente quem tem um cão sabe o quanto é gratificante aquele olhar de felicidade e aquele rabo abanando quando seu dono chega em casa. Apenas quem tem um gato sabe o quanto é gostoso o ronronar que eles fazem quando eles estão felizes, ver eles brincando com as lãs enquanto se tenta fazer uma menta ou blusão, é ver eles se esfregando nos donos como se dissessem : " EU TE AMO!". Só quem tem um "amigo de 4 patas" sabe quantas alegrias eles nos proporcionam.
Para finalizar o que é ter uma posse responsável por um animal, é não os abandonar em nenhuma hipótese, nem mesmo quando eles não tiverem mais forças para o abanar dos rabos, ronronar, latir, miar, enfim, nessas horas apenas não os deixem solitários, como forma de agradecer toda a felicidade que eles nos dedicaram.




Autoria das Médicas Veterinárias da Prefeitura Municial de Jaguarão:
Martha Magnani  CRMV 09155
Patrícia Lisiane CRMV 10702

Nenhum comentário:

Postar um comentário